Sobre nós

ORIGEM DA IGREJA DA PAZ

A Igreja da Paz, tal como a conhecemos hoje, foi fundada na década de 1830 por Samuel Froehlich, um jovem seminarista da Suiça, que tinha experimentado uma poderosa conversão bíblica, inspirada na pregação da pura Palavra de Deus.

Rapidamente dezenas de igrejas foram fundadas em muitos países europeus. A intenção de Froehlich era organizar uma igreja baseada na interpretação literal da Palavra de Deus.

Estas atitudes eram decorrentes, em parte, da influência dos Anabatistas do século dezesseis, cujo lema doutrinário era: "Sola Scriptura = Somente a Palavra." Desde então, a igreja tem continuado a diligentemente seguir os ensinos do Novo Testamento, e defender que todo o texto da Bíblia é a inerrante Revelação de Deus.

Na Europa, a igreja era conhecida como Batista Evangélica. Mais tarde ela veio a se tornar Cristã Apostólica, nos Estados Unidos. Este nome foi escolhido porque a igreja segue os ensinos de Cristo e dos Apóstolos.

A Igreja Cristã Apostólica foi plantada nos Estados Unidos em 1847, quando uma igreja foi  organizada numa pequena localidade do estado de Nova Iorque, chamada Lewis County, ao redor de Croghan-Naumburg. Um ano depois surgiu outra igreja em Sardis, no estado de Ohio.

A igreja chegou ao Brasil através de duas vertentes. Alguns vieram diretamente da Europa, da Alemanha, no início do século XX, em busca de melhores condições de vida, influenciados pelas boas promessas agrícolas do Brasil. Outros vieram dos Estados Unidos. As primeiras igrejas se estabeleceram principalmente no estado de São Paulo, em cidades como Campinas e São José dos Campos.

Nos Estados Unidos, um autêntico cristão da Igreja Evangélica Nazareno, chamado Melvin Huber tinha um fortíssimo desejo de ir para o campo missionário, ainda que isso parecesse estranho para o tipo de visão que sua igreja tinha, à época. Ele se casou em 1946 com a jovem Catarina Von Tobel e 10 anos depois, em 1956, a família desembarcou no Brasil, onde vieram para ser missionários.

Depois de um rápido tempo em São Paulo para o aprendizado da língua, a família mudou-se para Belo Horizonte, onde começou um frutífero trabalho de implantação de igrejas, e onde nasceu Abe, o filho mais novo. Após trabalhar por 10 anos naquela cidade, os Hubers moraram em vários lugares, como Vianópolis, Goiás. Em 1969, mudaram-se para Goiânia. Em 1976, Melvin e dois de seus filhos, Lucas e Abe, vieram pela primeira vez para a Bacia Amazônica, numa viagem de reconhecimento. Lucas e sua família junto com outros preciosos irmãos, mudaram-se para Santarém.  Por trás de tudo isso, o Pastor Melvin atuava como conselheiro e colaborador.

Ao ser implantada no Norte do Brasil, através da família Huber, a igreja manteve, por muitos anos, o nome de Igreja Evangélica Nazareno. A palavra PAZ era, no início, apenas a sigla da organização Projeto AmaZônia. Como as três letras da sigla, em destaque, formam uma bela palavra em língua portuguesa, os locais passaram a chamar a congregação de “Igreja da PAZ”.

Por muito tempo permaneceu o nome oficial de “Igreja Evangélica Nazareno”, nos documentos, mas “Igreja da Paz” nas placas e no reconhecimento geral da população. Em 2003, com a plena bênção e aprovação, tanto das igrejas Apostolic Christian Church dos Estados Unidos, como da Igreja Evangélica Nazareno do Brasil, a igreja passou a se denominar, de fato e de direito, “Igreja da Paz”.